Vendo a situação dos jovens da baía de Maracaípe, litoral sul de Pernambuco, o pastor Alexandre “Figura”, da Igreja Cristã Nova Vida, implantada há três anos no vilarejo, decidiu oferecer, de forma alternativa, uma educação para a vida. Bons relacionamentos e o ensino atraíram vários adolescentes como Ivan Silva, de 16 anos. Estratégia: escolinha de surf, o esporte mais praticado na região.
A turma sonha com o surf profissional e para Ivan não é diferente. O rapaz tem um grande desejo de ajudar sua família a derrotar a pobreza que caracteriza este paraíso natural. Na escolinha ele recebe o que chama de “boas coisas”: instrução sobre a dedicação na vida de um atleta, a importância do não-envolvimento nas drogas, aulas de técnicas no surf com vídeo e um acompanhamento individualizado para melhorar o seu desempenho na escola. Ele admira pr. Figura pelo fato de fazer coisas que ninguém faz: “Precisamos ser treinados e ele faz isso, mesmo tendo outras obrigações. Ele gosta da gente e quer ver nosso futuro sendo bom”.
Além da escolinha de surf, Ivan começou a participar do grupo de adolescentes da igreja. Depois de um ano Ivan descobriu dentro de si uma fé capaz de transformar e sustentar sua vida. Ele pediu para ser batizado para mostrar esta mudança e como expressão do seu desejo de viver longe do erro e para Deus.
Nos dias de competição há um clima de amizade e entusiasmo contagiantes. Todos da escolinha de surf se reúnem para tomar um café reforçado na casa do pastor e de sua esposa Darleine “Neinha”. Aqui o incentivo e orações têm se misturado com talento esportivo para levar vários a subir ao pódio para comemorar vitórias merecidas.
Revista Mãos Dadas Edição 28 – Igreja amiga
Autor(a): Alison Worrall