Todos os anos, a Rede Mãos Dadas prepara recursos especiais para seus educadores sociais. Este ano, preparamos um material que ajudará o educador a compreender as palavras de Jesus na passagem bíblica de Mateus 11. 28 – 30. Duas estruturas diferentes que precisam suportar duas cargas iguais.
A canga ilustrada por Jesus:
Quando Jesus se comparou com os líderes religiosos do seu tempo, e usou como ilustração uma canga de uma junta de bois, ele também tinha em mente a ideia de equilíbrio. A canga que Jesus quer que aceitemos e a sua autoridade sobre as nossas vidas. Ela é estável, ela nos ajuda a carregar a nossa carga. A canga proposta pelos líderes religiosos do tempo de Jesus é instável – cada líder inventava novas regras, exigia coisas diferentes. Era uma carga muito pesada! A carga que você e eu carrega, diariamente, pode ter também elementos dos líderes religiosos – regras que inventamos, perfeccionismos que assumimos, etc.
Introdução:
Jesus faz um convite, ele nos compara a bois treinados para carregar uma enorme quantidade de peso puxando uma carga empilhada sobre duas rodas. O jugo, neste caso, é a canga que é colocada sobre os bois e que une uma parelha para trabalharem juntos.
Jesus está convidando as pessoas a abandonar uma canga pela outra. Ele queria que seus discípulos deixassem a canga dos líderes religiosos de sua época. No seu lugar, ele diz, tomem sobre vocês a minha canga. É uma troca. Nós vamos voltar a esta comparação depois. Agora, o que vamos fazer é descobrir se há estruturas que podem tornar uma carga mais leve.
-> Assista o vídeo que preparamos para ajudá-lo na dinâmica. Clique aqui!
-> Encontre as instruções para realizar a dinâmica nas páginas 13 a 20 do guia.