Dia 5: “Peixes e Aves Procriem-se”
Gênesis 1.20-23
Então Deus disse: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves no céu acima da terra”. Assim, Deus criou os grandes animais marinhos e todos os seres vivos que se movem em grande número pelas águas, bem como uma grande variedade de aves, cada um conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.
Então, Deus os abençoou: “Sejam férteis e multipliquem-se. Que os seres encham os mares e as aves se multipliquem na terra”.
A noite passou e veio a manhã, encerrando o quinto dia.
Deus começa a preencher os espaços com animais. Deus criou bons lugares e agora quer preencher com seres vivos. As palavras usadas para descrever aqui, “encham-se”, “grande número”, “grande variedade” e a bênção de Deus “frutificai e multiplicai-vos e enchei as águas” carregam a ideia de abundância. Deus fará o mesmo no sexto dia, enchendo a terra com as criaturas terrestres e abençoando-as. É bom notar que esta é a primeira bênção registrada na Bíblia. Fica clara a vontade divina de que os pássaros e os peixes ocupem os bons lugares criados por Deus para eles.
Quando criamos ou preparamos algo bom, como uma refeição, queremos que as pessoas vejam, comam e gostem do que foi preparado para elas. Também queremos que fiquem satisfeitos. Se não temos o suficiente, nos sentimos envergonhados. É preferível sobrar do que faltar. Uma boa criação tem o suficiente para que cada criatura viva e prospere ali. Imagine um lindo bolo, preparado para nossos convidados, se um deles derramasse petróleo e outros produtos químicos tóxicos no bolo, ficaríamos com raiva e ofendidos. Quando poluímos a criação, quando destruímos os animais, estamos vandalizando a criação de Deus de forma semelhante ao exemplo do bolo contaminado. Estamos arruinando o bem que Deus criou para nós.
Quando nossas teologias ignoram ou dão permissão para poluir a boa criação de Deus, elas acabam amaldiçoando o que Deus abençoou. A Queda não nos desculpa nem apaga o desejo de Deus por bons lugares, nem desfaz a primeira bênção de Deus de crescer e multiplicar e encher a terra. Não cabe a nós destruir o que Deus criou. Não somos donos desse mundo, somos inquilinos.
Os benefícios de um ecossistema saudável são muitos, desde a alegria e a paz ao passear por um belo parque e apreciar uma paisagem, até o consumir alimentos saudáveis, respirar um ar limpo e poder beber uma água cristalina. Um ecossistema saudável é essencial para que uma comunidade desfrute de saúde. E Deus criou os seres vivos e deu para eles bons ambientes, incluindo nós humanos, para que prosperassem e se multiplicassem.
Todavia, infelizmente, muitas crianças no Brasil convivem com a poluição da água, do ar, das terras, dos rios. As crianças pobres são as que mais sofrem com essas condições. Seus corpos, ainda em desenvolvimento, são obrigados a lutar ao beber, ao respirar, ao comer, porque nestes atos tão básicos estão presentes substâncias tóxicas. Nós somos responsáveis por isso. E deveria ser óbvio que a poluição é ruim para todos, mas quem mais sofre são as populações mais pobres. Como uma das nações mais ricas do mundo, em nosso país há recursos disponíveis para termos um meio ambiente saudável, que beneficie a todas as crianças. O que nos falta é boa vontade.
Agradeça a Deus pelas boas e belas paisagens, pelo pôr do sol que ele criou. Peça perdão pelas vezes em que você abusou, poluiu, destruiu a boa criação de Deus. Ore para que o povo de Deus reconheça que Deus deseja vida em abundância, para todos os que têm o fôlego de vida. Ore para que nossas comunidades sejam uma luz para o mundo cuidando e respeitando a boa terra que Deus criou.
“Senhor, Criador, Deus bondoso, trago novamente o/a __________ ao teu trono. Protege o corpo dele/a das substâncias tóxicas que estão no seu meio ambiente. Mofos, fuligem, água contaminada, agrotóxicos, cada vez mais são correlacionados com os distúrbios mentais e físicos que não pertencem às dádivas que o Senhor preparou para ele/a.
Ensina-o/a a ter gratidão pelas coisas boas que o Senhor preparou para ele/a e que ele/a venha a valorizar os hábitos de saúde na alimentação, no movimento, no sono.
Estendendo os dias do/a ________ com um corpo íntegro e disposto para os desafios que o Senhor tem preparado para ele/ela.”
- Por James Bruce Gilbert