Sempre Com Você

Sempre Com Você

A Rede Mãos Dadas, Geração Elo e Lifewords, buscaram no final da pandemia algo que pudesse ajudar as crianças e adolescentes atendidos em nossos projetos a lidar com o luto. Identificamos uma metodologia criada pela assistente social estadunidense Mel Erickson e decidimos promover a transferência metodológica do programa KidTalk com as adaptações culturais que tal programa exige. 

Nasceu assim o Sempre Com Você. Este programa tem como objetivo apoiar crianças e adolescentes no processo de luto, promovendo resiliência e cuidado emocional. Ele prevê 15 encontros semanais com um grupo de no máximo 8 crianças e pré-adolescentes de 8 a 12 anos. Neste segundo semestre de 2024 o material será testado com grupos de crianças de sete organizações parceiras da Rede Mãos Dadas.

A necessidade desse material foi observada através da crescente demanda com os impactos da pandemia. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde* revelaram que mais de 113 mil crianças e adolescentes brasileiros tinham perdido o pai, a mãe ou ambos para a Covid-19. Ainda, de acordo com este mesmo levantamento, se consideradas as crianças e adolescentes que tinham como cuidadores principais os avós, este número ia para 130 mil em todo o país. E estes só dizem respeito às mortes por COVID. Num pequeno levantamento com 19 organizações ligadas à Rede Mãos Dadas, Lifewords ou Geração Elo, descobrimos que das 3047 crianças ou adolescentes atendidos, 388 (12.7%) perderam um membro da família (pai, mãe, irmão ou irmã, avô ou avó) nos últimos 4 anos. Duas das 19 organizações registraram números ainda maiores, chegando a ultrapassar 50% das crianças atendidas.

A Rede Mãos Dadas conta com a sua ajuda para identificar na sua igreja local, escola ou projeto social crianças que sofrem hoje com a perda de alguma pessoa importante em suas vidas e que ainda lidam com a dor do luto. 

Se quiser saber mais, entre em contato conosco pelo e-mail cartas@maosdadas.org 

* Fonte: https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2235-orfaos-da-covid-19-mais-de-113-mil-menores-de-idade-perderam-os-pais-na-pandemia-denuncia-relatorio-do-cns-e-cndh#:~:text=Segundo%20estimativas%2C%20mais%20de%20113,para%20130%20mil%20no%20pa%C3%ADs

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *