Os Maus Pastores

A maioria dos reis depois de Davi foi considerada má. Deus enviou vários profetas para alertar e encorajar os líderes e o povo a mudarem. Ao longo desses quatro séculos, o culto aos falsos deuses cresceu e espalhou-se. Na Bíblia, a injustiça e a opressão andam de mãos dadas com a adoração a ídolos. Isso porque o povo buscava o favor dos deuses para resolver seus problemas e apaziguar suas angústias. Não queriam amar a Deus e muito menos o próximo.

Quatro séculos depois do rei Davi, Ezequiel aparece, profetizando. Nos primeiros 32 capítulos do livro de Ezequiel, o profeta reprova o povo de Israel. O capítulo 33 descreve a queda de Jerusalém, que aconteceu em 586 antes de Cristo. Apesar do otimismo e do entusiasmo do povo em relação aos deuses, estas divindades não evitaram a tragédia e o povo foi levado para a Babilônia. Eles perderam suas terras, seu modo de vida, sua liberdade. No capítulo 34, Ezequiel profetiza contra os pastores do povo, ou seja, seus líderes, seus governantes.

Ezequiel usa a tradição de chamar os governantes de pastores e o povo governado de ovelhas. Isso nos permite fazer a comparação entre o Salmo 23 e esta passagem de Ezequiel 34

 Veio a mim esta palavra do Senhor:
2 “Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes:
‘Assim diz o Soberano Senhor: 
Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! 
Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?
3 Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, 
mas não tomam conta do rebanho.
4 Vocês não fortaleceram a fraca, nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida.
Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas.
Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade.
5 Por isso elas estão dispersas, porque não há pastor algum, e, 
quando foram dispersas, elas se tornaram comida de todos os animais selvagens.
6 As minhas ovelhas vaguearam por todos os montes e por todas as altas colinas.
Elas foram dispersas por toda a terra, 
e ninguém se preocupou com elas nem as procurou.

 

O Mau Pastor Tira Proveito das Ovelhas

No tempo de Ezequiel, os governantes, ou seja, os pastores do povo, tiram proveito e vivem das ovelhas, mas não as alimentam. Eles as exploram e as oprimem. Na perspectiva de Davi, a relação com o pastor é de bondade e abundância para com as ovelhas.

O Mau Pastor Abandona as Ovelhas

Ezequiel percebe que as ovelhas estão sendo exploradas e negligenciadas por seus governantes. Davi declara que se sente, com razão, abençoado e cheio de esperança para o resto de sua vida. A conclusão de Ezequiel é lógica: as ovelhas estavam, na verdade, sem pastor!

O Mau Pastor Causa Muita Injustiça e Sofrimento

Entre o pastor e as ovelhas deve haver uma relação de troca, de reciprocidade, de dar e receber, de amar e ser amado. Os pastores citados por Ezequiel apenas recebiam. Deus julga esses líderes exigindo que eles respondam pela situação das ovelhas. Eles serão depostos de seus lugares de poder e as ovelhas ficarão livres de sua exploração. 

O Mau Pastor Existe Até Hoje!

Quando olhamos para a situação das pessoas em nossas ruas e bairros, sabemos que houve falhas na administração de nossos governantes. Deus julgará. A justiça será feita e ele cobrará das pessoas em lugares de poder por sua negligência e descaso.

No entanto, enquanto esperamos a justiça de Deus, precisamos caminhar em esperança. Infelizmente é comum nos guiarmos pelo pessimismo que apenas vê os fracassos, os obstáculos, a quantidade e o tamanho dos problemas.

Os pastores, no dia do Natal, estavam lá para proteger as ovelhas. Talvez estivessem preocupados com algumas que estavam machucadas, ou com alguma ameaça de algum animal feroz. Eram pastores cuidadosos. Deus resolveu dar um presente especial para eles naquela noite. Que grande surpresa não deve ter sido a aparição dos anjos no céu cantando, e como deve ter sido bonito!

 

Por James Bruce Gilbert