Dia 11: Escurecendo Toda a Terra

Já era quase meio dia, e trevas cobriram toda a terra até às três horas da tarde; o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio. Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou. O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”.

Lucas 23.44-47

O sol criado por Deus no quarto dia da Criação falhou no dia em que o Filho foi crucificado. O Filho, cocriador na Trindade, o Verbo de Deus, está pregado em uma árvore morta, uma cruz. Será que a escuridão declarará sua vitória sobre a Luz? Apesar de Jesus ser inocente, o mundo escolheu a condená-lo. Os humanos preferiram extinguir a Luz de Deus. Nos seus últimos suspiros de vida, Jesus entrega o seu espírito a Deus Pai, Aquele que o enviou. Ele não se entrega às trevas, mas confia este momento mais sombrio ao Pai.

O véu que esconde o Santo dos Santos no Templo, isto é, que impede o povo de ver o plano de salvação de Deus, rasga-se em dois. É como se as trevas pudessem agora invadir o lugar mais sagrado e proibido. A escuridão vai mesmo apagar a Luz? Ou há um outro significado? Hebreus 10.20 faz uma alusão ao véu: “…por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu”. Jesus cria um caminho novo e nos convida a segui-lo, passando pelo véu para chegar até Deus! 

Reserve alguns minutos para imaginar. Quando a pessoa por quem você está intercedendo, essa vida que tem muitos anos pela frente, quando ela ousar atravessar o véu para seguir a Jesus, que lugares ela percorrerá? Que missão lhe será confiada por Jesus? O seu coração se alegra com essa perspectiva?

Pai Celestial, abençoado seja o teu Nome. Venho diante de Ti, sabendo que Tu ouves minhas orações pelo ______________________. Quero expressar a minha gratidão por isso. Esses versículos me dão esperança, pois Jesus, aparentemente vencido pelas trevas, permaneceu firme entregando o Seu Espírito ao Pai e não ao poder das trevas!

 Oro também para que o ____________________ se volte para Ti, que ele te siga pelo caminho do véu, um caminho vivo e novo, e que ele te encontre de uma forma completamente transformadora.  Ajude-o a imitar a fé e confiança demonstradas por Jesus em Ti, meu Pai. Ajude-o a seguir por onde quer que o Filho o levar. Amém!

Por James Bruce Gilbert