Dia 4: Esperando pela Luz

Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.
Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. 
Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz.
Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira, até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito.
Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça.

Miquéias 7:7–9 (NVI)

Apesar da queda, apesar da indignação dos inimigos, a esperança do escritor deste Salmo está no Senhor. Ele espera pelo Deus de sua salvação, aguarda que o Senhor o traga para a luz. Todos nós temos momentos de queda, de sentir a escuridão ao nosso redor. O Salmo 23 diz, “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte”. Nos sentimos oprimidos, nos sentimos derrotados. Nossos olhos enxergam um contexto no qual todos devem estar contra nós. Nestes tempos sombrios ficamos com medo, nos sentimos fragilizados, desorientados e lutamos contra a angústia da falta de sentido. 

Talvez tenhamos pecado contra o Senhor, talvez estejamos sendo testados; de qualquer forma, estamos no escuro. No entanto, sempre há esperança no Deus da nossa salvação. Ele ouvirá nossos apelos e nos trará para a luz.

Em que lugar a pessoa escolhida por você, ela que tem poucos anos de vida, se encontra hoje? Angústia da alma e o sentimento de derrota não é só coisa de adulto. Será que ela está passando por um tempo de fragilidade ou desarranjo interno? Que angústias ela esconde no coração?

Querido Pai da Esperança, obrigado pela sua palavra, registrada nas Escrituras. Santificado seja o teu nome. Tu és a minha esperança e a minha salvação, por isso venho a ti, hoje, para orar por __________________. Minha confiança está depositada inteiramente em ti! 

Eu te peço a clareza para compreender a situação real do __________________. Me dá discernimento para ver o que está encoberto, para enxergar o seu coração. Me dá ajuda a ter uma atitude de compaixão em relação a ele. Eu entendo que as angústias existenciais que moram hoje no coração dele são a consequência de mentiras – mentiras estas que foram semeadas pelo Inimigo e acatadas por ele. Brilha a tua luz de forma a destruir estas mentiras, Senhor. Que a tua verdade brilhe no coração dele! 

Com a bênção do teu seu Filho, Jesus Cristo, amém!

Por James Bruce Gilbert