Dia 14: Permanecendo na Luz 

Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram. No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz. Quem afirma estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão, permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram. 

1 João 1.7-11 (NVI)

O antigo mandamento de amar o próximo, amar o irmão, está em Levítico 19:17-18. A ordem para os israelitas foi a de amar o seu irmão, o seu próximo. O que há de novo? O novo dia, a nova semana, acompanha o novo mandamento, amar o próximo não é apenas para a nação de Israel, mas para todas as nações. Jesus foi além do ‘ame o seu próximo?’ À luz da ressurreição, amar o próximo significa até amar o inimigo. Jesus morreu por todas as pessoas, clãs, tribos, povos e nações. Os primeiros cristãos, predominantemente judeus, tiveram que aprender a abrir espaço para os gentios, alguns até considerados como inimigos. A primeira lição para a igreja primitiva foi a de que a Luz de Jesus é para todos. 

Assim como a luz e a escuridão não coexistem, o amor e ódio não podem conviver. Se você odeia, você está andando nas trevas e está cego!

Gaste alguns momentos pensando nessa relação entre luz e amor de um lado, ódio e cegueira do outro. Será que a pessoa por quem você tem intercedido precisa se libertar de alguma mágoa? Você consegue perceber como o desprezo, os maus tratos, o abandono, podem gerar ódio no coração de uma criança ou adolescente? Será que isso pode colocá-lo numa situação de cegueira existencial?

Meu Pai Celestial, que seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 

Obrigado por me amar, por amar ao _________________. Tire qualquer ódio que porventura tenha feito morada no meu coração. Faz o mesmo no coração dele. Queremos ver! Queremos ter liberdade para enxergar os teus grandes feitos.

Nos ajuda a caminharmos na sua luz, amando o nosso próximo e até mesmo os nossos inimigos. Perdoe-nos porque nem sempre conseguimos guardar os teus mandamentos.

Que Tu tragas o _____________ totalmente para a sua luz. Preenche, ó Senhor, o seu coração com o teu amor, alegria e verdade. Em nome de Jesus, amém!

Por James Bruce Gilbert