No dia 1º de outubro vamos escolher os novos conselheiros e conselheiras tutelares das cidades brasileiras: é A Eleição do Ano, que muda o presente e o futuro do Brasil. Para garantir que os Conselhos Tutelares sejam ocupados por pessoas realmente comprometidas com o Estatuto da Criança e do Adolescente, criamos uma plataforma para conectar eleitores(as) e candidatos(as).
Vote pelas crianças
O trabalho dos Conselhos Tutelares é fundamental para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, mas a escolha de conselheiros e conselheiras tutelares ainda é pouco conhecida pela população. Quem perde com isso é quem mais precisa de cuidado.
A gente costuma se engajar em eleições presidenciais, estaduais e municipais, e também pode fazer bonito para decidir quem assumirá o Conselho Tutelar da comunidade onde a gente vive. No dia 1º de outubro, seremos milhões votando por nossas crianças e adolescentes!
O que fazem os Conselhos Tutelares?
- Os Conselhos Tutelares representam a sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. São órgãos que atuam diante de qualquer omissão da família, da comunidade ou do próprio Estado e trabalham para que esses direitos sejam respeitados por toda a população.
- Conselheiros e conselheiras devem agir não apenas quando existe uma violação, mas também de forma preventiva, evitando que o pior aconteça. É um trabalho atento a qualquer sinal de violência (física, psicológica ou sexual), abandono, negligência ou situações de risco.
- Você também pode fortalecer esse movimento pelo cuidado de crianças e adolescentes! Participe do processo de escolha dos Conselhos Tutelares na Eleição do Ano.
Como funciona a eleição?
- Cada município brasileiro possui pelo menos um Conselho Tutelar. Cidades maiores têm Conselhos Tutelares organizados por região.
- A cada 4 anos, pessoas interessadas em integrar o Conselho apresentam suas candidaturas. O próximo mandato vai de 2024 a 2028.
- Este ano, a eleição acontece no dia 1º de outubro, entre 8h e 17h ????️
- Se você tem mais de 16 anos e está com seu título de eleitor regularizado, você pode votar! Informe-se na prefeitura do seu domicílio eleitoral sobre os locais de votação.
- Depois da votação, quem analisa os votos é Comissão Eleitoral composta em cada cidade e as prefeituras são responsáveis por publicar o resultado.
Fonte: https://aeleicaodoano.org/