No dia 5 de junho de 1972, na Conferência de Estocolmo, a Organização das Nações Unidas definiu que esta data marcaria a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Este acontecimento foi muito importante, pois o objetivo principal era chamar a atenção das diversas camadas populacionais para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Estes ainda eram considerados por muitos, inesgotáveis.
Desde então, neste dia, diversas organizações e entidades se mobilizam para promover a conscientização sobre o assunto. Mesmo que, infelizmente, por si só ele já se mostre cada vez mais no centro das discussões, uma vez que a frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos vêm aumentando significativamente nos últimos anos.
No meio cristão, ainda, reconhecemos que a nossa relação com a criação de Deus requer atenção e urgência. Recebemos a orientação dada pelo próprio Deus, Criador, logo no princípio da criação de todas as coisas para mantermos o cuidado sobre ela (Gn 2:15). Isso significa que, mesmo se não houvesse a ocorrência desses eventos climáticos extremos, já teríamos justificativas suficientes para zelarmos e voltarmos nossa atenção para o cuidado com a natureza e tudo o que nela há.
Pensando nisso, neste 5 de junho, lembramos do Mutirão Mundial de Oração 2023, onde tratamos do Mundo de Deus: Nosso Lar. À luz do texto de Romanos 8:19, olhamos para uma criação que revela a glória de Deus e que aguarda a manifestação dos filhos dEle. Em espírito de oração, louvamos a Deus por sua criação, intercedemos por ações de cuidado e preservação da natureza, e, ainda, pedimos a Deus por intervenções de apoio às crianças mais afetadas pela degradação do meio ambiente!
Junte-se a nós dedicando 20 minutos pelos próximos 7 dias para interceder por uma criança ou adolescente seguindo uma Trilha de Oração baseada nos 7 dias da Criação
Ou realize uma Dinâmica de Oração sobre as “Mudanças Climáticas e a Água” com as crianças ou adolescentes do seu projeto, igreja ou família