O Bom Pastor!
A ovelha é um animal vulnerável que precisa de proteção, liderança e tranquilidade. Sob o cuidado de um pastor atencioso, as ovelhas não apenas sobrevivem, mas crescem em número e prosperam. No Salmo 23, Davi apresenta Deus como um pastor.
Nos presépios que montamos para celebrar o Natal, há sempre os pastores e as ovelhas que vieram adorar o bebê Jesus. Será que eles sabiam que aquele menino na manjedoura se identificaria mais tarde como o Bom Pastor? O rei Davi descreveu um bom pastor assim:
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma;
guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,
porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,
unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;
e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
O Bom Pastor Cuida
Pastos verdejantes são o local ideal para as ovelhas. Elas comem rente ao solo, por isso é importante que sejam transportadas regularmente para diferentes campos, mantendo sua qualidade. Esse pastor sabe onde encontrar boas pastagens e guia as ovelhas até lá.
As ovelhas, agora bem alimentadas, precisam de descanso para fazer uma boa digestão. Mas elas não se deitarão se sentirem alguma ameaça. O pastor provê alimento e condições seguras para o descanso.
Da mesma maneira, as ovelhas não aceitam beber em águas correntes. Os pastores às vezes cavam trincheiras às margens dos rios para prover uma fonte de água parada para elas, que têm bons motivos para temer a água corrente porque não sabem nadar bem. Se uma ovelha cair em um rio com correnteza, ela provavelmente não sobreviverá
O Bom Pastor Gosta das Ovelhas
Davi descreve os movimentos mais profundos de seu ser diante do afeto que tem pelo Pastor. O jeito do Pastor guiar e orientar suas ovelhas reflete na alma. Elas sabem que serão bem protegidas e guiadas e reconhecem também um profundo vínculo afetivo: “Ele gosta de nós, a forma como o pastor nos trata, como se relaciona conosco, é justa e boa”.
O Bom Pastor Protege e Conforta
As ovelhas vivem num mundo cercado de perigos, provações e até morte. Não dá para fugir disso. Davi não está expressando uma visão otimista da vida. Vamos passar por problemas que não poderão ser evitados, negados ou escondidos.
A vara e o cajado do pastor são ferramentas para proteger e salvar as ovelhas. A vara pode ser usada para atacar predadores; o cajado, para tirar uma ovelha de um buraco onde ela possa ter caído. Davi está expressando gratidão por perceber que o Pastor está preparado para agir diante dos perigos da vida, e que, ao fazer o seu trabalho de proteger e conduzir, ele conforta as ovelhas.
O Bom Pastor Trata a Ovelha com Dignidade
Davi abandona temporariamente a metáfora das ovelhas. Apesar da presença de inimigos, há uma mesa preparada com muita comida. Ungir a cabeça com óleo era algo bom, uma bênção. Nos tempos bíblicos, era uma cortesia refrescar a cabeça depois de uma quente e empoeirada caminhada. O óleo poderia ser perfumado com ervas e especiarias aromáticas. Era um sinal de boas-vindas e respeito.
Poderia também significar receber uma posição de honra e importância, como a de rei ou sacerdote. O cálice que transborda nos lembra da abundância. Embora os inimigos estejam presentes, o Pastor garante que sua ovelha continue a desfrutar de suas bênçãos em abundância, com dignidade e respeito.
O Bom Pastor Continua com a Ovelha para Sempre
Davi acredita que o que ele vivenciou em vida continuará pela eternidade. O “e” une a vida de Davi com a eternidade. Ele está falando de vida após a morte! A ausência da palavra “morte” não vem do otimismo de Davi. A menção do “vale da sombra da morte” reconhece essa realidade tão dura. O Pastor, sempre presente nessa passagem, guiará Davi desta existência para a vida eterna. A ausência da morte nesse verso revela a esperança mais profunda do autor do salmo.
Que parte do Bom Pastor você mais gosta?
Qual delas você mais precisa?
Por James Bruce Gilbert