O Pastor, o Cordeiro e o Trono!

O tema bíblico do pastor e das ovelhas começou antes de Davi escrever o Salmo 23. Jacó, o neto de Abraão, declara em Gênesis 49.24 que sua confiança está depositada no “Pastor e Rocha de Israel”. 

Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, os hebreus, eram pastores de ovelhas. Os cordeiros eram sinais de uma nova vida, um futuro, e na Páscoa eles se tornavam o meio e o símbolo da salvação da morte.

Naturalmente, pastores e ovelhas andam juntos, embora sejam duas coisas distintas. Davi, um pastor, escreveu: “O SENHOR é meu pastor”. Aqui, ele se coloca na posição de uma ovelha. Davi, pastor e ao mesmo tempo ovelha, prefigura Jesus, que é tanto o Bom Pastor como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Cerca de 60 anos depois que Jesus subiu ao céu, o discípulo de Jesus, João, exilado na Ilha de Patmos, escreveu o livro de Apocalipse. Em sua visão dos sete selos do julgamento,  ele volta ao tema do pastor de ovelhas:

Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: 

“Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”. 

Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, dizendo: 

“Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!”

 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: “Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?” Respondi-lhe: “Meu Senhor, tu o sabes”. 

Ele, então, me disse: “São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,  razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Apocalipse 7.9-17

 

O Bom Pastor, que se tornou um de nós, é também o Cordeiro de Deus. O Cordeiro derramou seu sangue por nós, destruindo a mancha do pecado. Este Cordeiro, Jesus, ascendeu ao céu, e agora governa novamente do seu trono, como o Bom Pastor.

Missão cumprida!

O retorno eterno do Bom Pastor, ao contrário de algumas filosofias, apresenta a vida com Boas Novas, algo novo aconteceu. 

No Salmo 23, o SENHOR de Davi, o Pastor, conduz as ovelhas a águas tranquilas. O Senhor Jesus ressuscitado, retornando ao céu, leva as ovelhas a beber de ‘fontes de água viva’. 

Quando Jesus andou entre nós, ele parou em um poço e falou com a mulher samaritana:

Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 

João 4.10

Como Jesus prometeu à mulher samaritana, e agora a todas as suas ovelhas, aquelas lavadas no sangue do Cordeiro, a água que ele tem a oferecer, água viva, matará a sede para sempre. Jesus, o Cordeiro de Deus, que sofreu sede, fome, humilhação, injustiça, tortura, crucificação e abandono, está agora assentado no trono no céu.

Este Cordeiro que conhece nossos sofrimentos e perdas, senta-se no trono no céu. Assim, aquele que se tornou um de nós, conhece os nossos sofrimentos e perdas. Ele é o único capaz de enxugar toda a lágrima dos nossos olhos. A esperança vem do trono de Deus!

E, embora o Bom Pastor tenha retornado ao céu para governar, ele não está alheio aos nossos sofrimentos, angústias, e perdas. Para Jesus, ser Pastor e ao mesmo tempo ser Cordeiro é importante porque ele é um de nós e entende o nosso sofrimento.

Esta é uma fonte de conforto para toda e qualquer ovelha!

 

Você consegue imaginar esta cena misteriosa? Um trono, um pastor que também é cordeiro assentado, anjos ao redor, uma multidão de pessoas vestidas de branco cantando? Onde você se coloca na cena?



Por James Bruce Gilbert