Editorial
Vida, o fascínio de toda parteira
A primeira coisa que toda parteira tem de fazer é conquistar a confiança da futura mãe. Com experiência, conhecimento e jeito, ela demonstra entender os medos, ansiedades e dificuldades da mulher.
Perfil
Transformado e transformador
Valdemy era um garoto franzino e pequeno. Ele e seus onze irmãos (cinco meninos e seis meninas) trabalhavam duro roçando matos, plantando e fazendo tarefas manuais. O pai era exigente. Diante da imensa pobreza, não permitia que nenhum dos filhos deixasse de trabalhar. A realidade era amarga para aquele menino.
Pastoral
A fonte do amor faz transbordar o rio da justiça
Jesus deixou bem claro que este é o maior mandamento, o único mandamento, pois o amor é a fonte das demais virtudes
Memória
A história incomum de uma mulher virtuosa
Gladys Aylward nasceu em 1902, em Londres, Inglaterra. Filha de operários, pobre e sem muita instrução, ela começou a trabalhar aos 14 anos como empregada doméstica. + leia mais
Boas Práticas
Combatendo a violência doméstica¹: pelo bem-estar da criança até o fim
Sarinha gostava de brincar em frente à sua casa, mas já fazia três dias que não era vista por lá. Os vizinhos comentavam ter ouvido gritos de socorro na noite anterior.
Direitos
As crianças e o direito à integridade física
Um provérbio africano diz que “para criar uma criança é necessário uma aldeia toda”. Para que Sarinha tenha sofrido dessa maneira, também foi necessária toda uma aldeia.
Mãos Na Massa
Cartas
Foi um alento ler Mãos Dadas 14. Senti-me renovado e mais motivado para continuar orientando o departamento infantil de nossa comunidade. Sebastião Veiga Gonçalves – Brasília, DF
Um mutirão de todos
“As crianças [indígenas], sobretudo aquelas que tinham uma visão distorcida da figura paterna, entenderam o chamado de Jesus a orarem por seus próprios pais. E foi interessante percebê-las fazendo esta descoberta.” Carla Kelma Araújo de Almeida, missionária da Missão Evangélica Caiuá, em Dourados, MS, participou do Mutirão de Oração 2006.
Notícias
Notícias relacionadas à questão da criança e do adolescente em situação de risco.
Recursos
Dicas de livros e sites.
Avisos
Dicas de eventos e cursos.
Desafio
Responda à enquete a seguir e ganhe a cartilha Violência contra Crianças e Adolescentes*.
Capa
Ouçam as formigas
Os milhares de agentes sociais cristãos espalhados pelo Brasil são como formiguinhas, trabalhando no anonimato, solidários, vencendo um obstáculo após o outro, sempre dizendo para si mesmos: “É menos um…”.
Agentes sociais cristãos: quem somos, o que fazemos e por que o mundo não pode ficar sem a nossa atuação?
Resposta curta: porque sem nós o mundo seria um lugar muito mais sombrio. Como cristãos, acreditamos que o mundo “jaz no maligno” e que forças muito poderosas operam para “roubar, matar e destruir”.
De Faraós, Hitlers e políticos corruptos: as atrocidades sempre dependem da adesão de uns e da omissão de outros
Há um cântico que diz que a história que será contada no céu não é a mesma que nos é passada pelos livros. Talvez Faraó, Hitler e o juiz Lalau, nem sequer sejam citados!
Dela eu não me esqueço nunca!
“Não dá para esquecer a Ione. Não dá para esquecer por tudo o que ela fez para mim e por mim, pelo que isso representou na minha formação.”
Os entrevistados…
Pedimos aos nossos parceiros institucionais que nos indicassem homens e mulheres admiráveis, exemplos de fé, coragem e dedicação. A lista é bem variada. Eles atuam em vários lugares do Brasil, cada um com sua história de vida, cada um com seus conhecimentos técnicos adquiridos por experiência ou por formação acadêmica.
Para saber mais
Recursos que vão ajudar o agente social em seu ministério