Dia 5: Profetizado a Luz

…não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os que exultam quando dividem os bens tomados na batalha.

Isaías 9.1-3 (NVI)

 

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 9.6 (NVI)

Em 734 a.C., a Assíria invadiu e conquistou a Galileia. Depois disso, uma grande população de gentios estabeleceu-se na região e viveu ali durante o tempo de Isaías e depois. É por isso que Isaías se refere à região como Galileia das nações. A luz sobre a qual Isaías profetiza é interpretada no Evangelho de Mateus como Jesus. Assim a profecia se cumpre; Jesus era a luz, Jesus é o menino, um filho que nos foi dado.

O próprio Jesus, após a ressurreição, ensinou aos seus discípulos o que as Escrituras diziam sobre ele (Lucas 24:25-27). Eles o reconheceram e o proclamaram como a Luz que brilhou entre eles e que mereceu os títulos de Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!

Não é difícil imaginar hoje muitas crianças sentadas na escuridão, numa “terra da sombra da morte”. Há crianças nas nações devastadas por conflitos armados, nas cidades desordenadas por calamidades climáticas, nos bairros profundamente afetados pelo crime organizado. Há crianças com fome, sentindo-se abandonadas. Há crianças convivendo com a desesperança e falta de sentido. Quando a luz brilha sobre aqueles que estão sentados nas trevas, há grande alegria.

Pare e pense. Onde estão as alegrias na vida da criança ou adolescente por quem você tem orado? Você considera que as fontes de alegria na vida dessa pessoa, que tem ainda tantos anos de vida pela frente, são fontes confiáveis e duradouras?

 

Querido Pai, eu te louvo porque em Ti encontro a alegria verdadeira e duradoura. Eu confesso que nem sempre ando no caminho da luz. Me perdoa, Senhor, assim como estou disposto a perdoar os que pecam contra mim. Eu te agradeço porque o Senhor me tirou das sombras para uma vida na tua luz.

Oro pelo ____________________ para que o Senhor dê para ele um gostinho da alegria que há em Ti. Que ele tenha muita vontade de se achegar a Ti e que seja liberto de qualquer amarra presente em sua vida hoje. Traze à memória dele que o Senhor é um Deus que perdoa, que acolhe e livra!

Pai, eu peço também por cada um dos teus servos que convivem com o _________. Que a luz alegre que está em Jesus seja refletida nas interações deles. Precisamos nos lembrar da vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte. Nos ajuda a praticar a alegria como testemunho vivo da serenidade que temos recebido como resultado do teu amor e misericórdia.

Brilhe Jesus, na vida do __________________ afugentando toda sombra! Que ele venha a habitar num lugar de alegria e bênção verdadeira. Oro no nome de Jesus, Príncipe da Paz, amém!

Por James Bruce Gilbert