Rede Mãos Dadas rumo à segunda década

De simples projeto de publicação de revista voltada para os trabalhadores cristãos que cuidam de crianças vulneráveis, Mãos Dadas se tornou, após dez anos, uma rede de quase quarenta organizações cristãs comprometidas com a causa da infância no Brasil, dispostas a trabalhar juntas, desenvolver ferramentas e projetos relevantes.

A Rede Mãos Dadas inicia sua segunda década em 2011 com a rica herança de reflexão e ação em rede em favor da criança e do adolescente. Com esta, já publicamos 27 edições da revista e imprimimos quase 1 milhão de exemplares. Ajudamos a publicar o livro Uma Criança os Guiará, sobre teologia da criança. Há 8 anos mobilizamos milhares de pessoas para orarem sempre no primeiro fim de semana de junho. E disponibilizamos ferramentas úteis para o cuidado integral da criança, como a metodologia CLAVES.

Ao mesmo tempo, com a chegada de 2011, iniciamos uma nova fase da caminhada, muito mais desafiadora. Em 2010 começamos a construir uma plataforma de trabalho mais adequada para dar autonomia e versatilidade às ações dos parceiros. Agora temos o desafio de colocar esta plataforma em prática. São seis núcleos temáticos que reúnem parceiros em torno de bandeiras comuns:

1) mobilização da igreja;
2) fortalecimento do agente social cristão;
3) teologia da criança;
4) políticas públicas e defesa de direitos;
5) integração regional;
6) comunicação.

Cada núcleo tem um parceiro articulador que vai ajudá-lo a seguir em frente e realizar ações em torno de cada um destes temas. Contaremos em 2011 com o trabalho de Guta Lago, nossa secretária executiva recém-contratada para articular a rede a partir de um escritório sediado em Asas de Socorro, Anápolis, GO. Outras pessoas envolvidas no trabalho da rede serão Lissânder Dias, como executivo de comunicação, Alison Worral, representante da rede para o nordeste e Elsie Gilbert, editora da revista.

Convidamos sua organização para participar conosco desta caminhada. Junte-se à Rede Mãos Dadas no desafio de trabalharmos para o bem das crianças e para a glória de Deus. Sua organização pode fazer parte da rede de parceiros institucionais ou ser um parceiro júnior. Você pode também ser um “assinante solidário”.

Para todos fica o convite de assumir o compromisso de mobilizar mais igrejas em favor da causa da criança, usando os recursos da Rede Mãos Dadas.

 

 

Autor(a): Lissânder Dias, editor web na Editora Ultimato.