Dia 2: Escondendo-se da Luz
Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando:
− Onde está você?
E ele respondeu:
− Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi.
E Deus perguntou:
− Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?
Gênesis 3.7-11 (NVI)
Adão e Eva viviam ao ar livre, andando na boa luz de Deus. Não tinham vergonha e não sentiam necessidade de se esconder de Deus ou de qualquer outra coisa. Um dia foram tentados a comer o fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando comeram, reconheceram que o que haviam feito mudava tudo.
Até este momento eles não tinham nada do que se envergonhar e, portanto, não sentiam o ímpeto de se esconder. Mas a vergonha leva o casal a sair da boa luz para as sombras das árvores. Até hoje é a nossa prática esconder nas sombras quando erramos. Uma criança pode se esconder por reconhecer que cometeu um erro, mas também por acreditar que o erro de um adulto recai sobre si, tornando-a suja, inaceitável.
Jesus chama aqueles que atacam os pequeninos de lobos em pele de cordeiro. Os ataques não acontecem na luz e sim nas sombras. No escondido, eles manipulam suas vítimas com suas mentiras, submetendo-as à torturas de vários tipos. Infelizmente, as crianças e adolescentes estão entre as suas vítimas.
Você já parou para ponderar que tipo de ataques velados a pessoa escolhida por você, ela que tem poucos anos de vida, enfrenta hoje? Que mentiras esses ataques sugerem em sua mente? Que tipo de amarras espirituais a ameaçam? Que tipo de isolamento precisa ser quebrado?
Querido Pai Celestial, bendito seja o teu nome; que seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Eu te agradeço, Senhor, pela boa luz que o tu nos dás, todos os dias. Ela é uma bênção e fonte de vida para todos nós. Perdoe-me por nem sempre andar na luz, e por nem sempre trazer à luz coisas que estão ocultas.
Hoje oro para que a ___________________ esteja sempre protegida daqueles que se escondem nas sombras. Proteja-a com a tua boa luz. Que seus pés não tropecem no caminho da retidão. Quando ela se desviar, guie-a, Senhor, de volta. Que a tua luz a guie, proteja e a aproxime de ti.
Também oro para que os adultos ao redor dela tenham uma porção dobrada de discernimento para saber ouvir, proteger, orientar e buscar soluções completas, quando necessário. Livre-a, Senhor, de qualquer ataque espiritual, mental, físico ou emocional!
Obrigado, Senhor, pela vida da ________________________.
Amém!
Por James Bruce Gilbert