Três coisas que toda organização social cristã precisa fazer para enfrentar as ameaças à saúde emocional de seus trabalhadores

edicao19_p10

1. Conhecer

Ter consciência dos riscos, saber que eles existem, que têm nomes, que estão sendo estudados por pesquisadores sérios, é essencial para a liderança de toda organização. Na página 11 você encontrará a oferta de artigos sobre burnout e fadiga da compaixão. Procure mais informações sobre o assunto na internet.

2. Aceitar
Mesmo quando tomamos consciência sobre um fenômeno podemos continuar pensando que ele não vai nos acontecer, que por alguma razão estamos imunes a ele. Faça uma lista de todas as pessoas que passaram pela organização nos últimos cinco anos. Por que tantas entradas e saídas? As pessoas que saíram estavam bem? Foi possível manter um bom relacionamento com elas depois que saíram? O que a sua organização faz para detectar problemas emocionais e tratá-los antes que seja tarde demais?

3. Mudar
Não é possível transformar acultura de uma organização de  uma vez, mas é possível iniciar um processo de mudança começando por você mesmo. Os líderes são muitas vezes os mais propensos a desenvolverem o esgotamento profissional porque tomam sobre si muita responsabilidade. Seu exemplo fará toda a diferença. A longevidade da sua organização depende do fortalecimento do seu pessoal. Invista nisso. Cada pessoa que perdemos por conta de um esgotamento emocional representa um desperdício enorme e inaceitável.